quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DICA PARA COMPRAS PELA INTERNET




Já comprei até geladeira e máquina de lavar pela internet. Também já tomei um super-calote e tive meus dados, incluindo meu cartão de crédito, roubados numa loja virtual. Aprendi algumas coisas com isso e gostaria de dividir com você.



O SUPER CALOTE

Foi no Natal negro de 2010. Não estou exagerando nem sendo sentimental. Ficou conhecido assim no meio de vendas. Recebi um prêmio especial de produtividade e resolvi torrar com um computador e uma TV Full HD.

Já havia feito dúzias de compras, não era marinheiro de primeira viagem. Também não recorri a sites desconhecidos nem com preços muito abaixo da média. Pelo contrário: foram 3 lojas de renome e de grande porte, cujos nomes não publicarei porque não quero acordar amanhã com um advogado me ligando.

Já havia comprado muitas coisas nessas lojas, das quais duas possuem redes físicas. Repito: todas de grande porte. Primeiro fechei a compra da TV na primeira. Passados 5 dias, recebi um e-mail informando que minha compra tinha sido cancelada pela falta do produto. Mas já haviam programado o débito no meu cartão de crédito. Entrei na segunda e refiz a compra e na terceira e comprei o computador. Afinal queria assistir as festas de Natal na minha TV grande full hd. Mal sabia eu o que me aguardava.

Começaram a chegar e-mails estranhos das lojas. Uma hora falava que o produto estava a caminho. Depois que tinha sido devolvido porque não havia ninguém em casa para receber o produto. Tudo mentira. Ao final descobri que as mercadorias nunca saíram de nenhum depósito, nunca entraram num caminhão porque nunca existiram.

Explico: segundo extensa reportagem publicada na revista EXAME - link abaixo - alguns meses depois, ocorreram dois problemas: explosão de demanda (número de compradores muito acima do esperado) e falta de transportadores. Ou seja, não havia produtos em estoque suficiente para todos que clicaram em comprar e, mesmo para aqueles que desceram das prateleiras,  não havia caminhões suficientes para transportá-los. Além disso, os programas de computador que controlavam os estoques não o faziam em tempo real com a devida precisão. Ou seja, no site estava escrito 10 TVs em estoque, quando na verdade não tinha mais nenhuma. Disseram que tudo isso hoje é muito mais aperfeiçoado.


http://exame.abril.com.br/revista-exame/noticias/em-guerra-com-o-consumidor

Além disso, faltou realmente um gerenciamento realista da logística. Segundo a revista, esse caos se desenhava desde o início do ano de 2010, mas pouquíssimas empresas deram atenção.

Resultado: caos. E muita dor de cabeça para os consumidores. A ideia do título deste blog veio dessa época. Uma das 3 lojas dizia na cara: reconhecemos o erro mas só vamos devolver o dinheiro daqui 30 dias. Curto e grosso. As outras duas, na verdade uma era dona da outra, ficaram incomunicáveis por quase 40 dias. O único telefone que atendia era o de novas vendas. Isso irritava mais ainda: não deram conta de entregar as vendas antigas mas continuavam vendendo? Se fosse uma empresa menor ou desconhecida, poderia-se pensar em estelionato, afinal vendiam o que sabiam que não iam entregar. Para uma rede com centenas de lojas e décadas de existência, foi uma atitude de imensa irresponsabilidade e falta de respeito para com o consumidor que mereceu várias ações por parte do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Então aqui vai a primeira dica: RECLAMEAQUI. Guarde e use esse portal. Mas use mesmo, ainda que você já tenha comprado cem vezes naquela loja. Foi graças a ele que consegui reaver meu dinheiro em 1 semana. Se não tivesse encontrado os telefones do ombudsman das duas lojas que pertenciam ao mesmo dono, acho que teria demorado muito mais. Talvez até teria sido necessário recorrer à justiça. Com o passar dos dias, como não pararam de enganar os consumidores, insistindo em vender o que não podiam, o que era caos virou vácuo. Parou de uma vez. Nem os telefones do ombudsman funcionavam mais, segundo consumidores que participavam conosco na área de comunidade do RECLAMEAQUI.

Mesmo que a loja seja confiável, você vai se surpreender com alguns produtos. Depois dessa experiência já deixei de comprar muitas "frias", depois de ler as reclamações publicadas nesse portal.

Para concluir esse capítulo: a loja que dizia na cara que só devolveria o dinheiro 30 dias depois, tive que acionar a ouvidoria do meu cartão de crédito (portanto nada a ver com a loja) para ter o valor estornado.  Hoje essa rede, com existência também no mundo real, não possui mais portal na internet. Provavelmente desistiram devido aos imensos problemas de logística (transporte) do nosso gigante país e também devido aos enormes entraves tributários interestaduais.

O ROUBO DOS MEUS DADOS

Cheguei em casa e minha esposa disse que o Mercado Livre, que só existe na internet, havia me telefonado. Imediatamente pensei: é fria! Acertei na mosca. Já comprei muita coisa no Mercado Livre. Hoje não mais. Não pelo problema que vou narrar, por outro problema, que já é outra história e talvez um dia a conte. Ainda faço alguma compra, mas muito raramente. Eu não estava em casa naquele dia do telefonema e não me ligaram mais. Também não deixaram nenhum telefone para eu retornar a ligação, não é o perfil do ML. Demorei 3 dias para descobrir que meus dados pessoais e as informações de um dos meus cartões de crédito tinham sido roubadas.

O fato é que o ML tinha me ligado, depois vim a descobrir, para confirmar se eu tinha feito uma compra de aproximadamente 3 mil reais, usando os serviços do portal. Isso foi em 2011, não sei quanto seria a dinheiro de hoje. Quem quiser faça as contas. Não, eu nunca fiz (e jamais faria) uma compra desse valor no ML. Então se não fui eu....

O gatuno (na verdade os gatunos, pois geralmente trata-se de uma quadrilha especializada nesse tipo de golpe) também tentou comprar nas Casas Bahia e no Ricardo Eletro, ambas lojas virtuais, nenhuma física. Claro, não possuíam um cartão clonado, apenas as informações contidas nele: número, data de vencimento, meu nome, etc. Até meu CPF conseguiram. E isso não está no cartão, só no cadastro de uma loja...

Na fatura mesmo só chegaram a cair as compras do ML e das Casas Bahia mais R$ 50,00 de crédito para celular. Até que foram modestos nos créditos para celular. Nas Casas Bahia também tentaram fazer uma compra de aproximadamente 3 mil reais. Eu tinha seguro no cartão contra perda e roubo, comuniquei o ocorrido após 3 dias do telefonema do ML, bloqueei o cartão e tudo foi estornado sem dor de cabeça.

Detalhes interessantes: 1) Jamais utilizei esse cartão em lojas físicas. Ele era exclusivamente para compras na internet, portanto foi alguém com acesso indevido aos arquivos de um dos entes virtuais envolvidos (operadora, banco ou loja virtual) que efetuou o roubo.

2) Eu utilizo, há muitos anos, um dos melhores firewall/anti-vírus pagos: o Bit Defender. Aqui fica a segunda dica: instale para ONTEM um programa firewall/anti-vírus PAGO, nunca confie em anti-vírus gratuito. Nunca deixei de pegar vírus quando utilizava anti-vírus gratuito. Depois que passei a usar o Bit Defender, nunca mais peguei nada. Ele já evitou que eu entrasse em alguns sites e já bloqueou pelo menos 2 dúzias de arquivos suspeitos nesses anos. Por que estou contando tudo isso? Para dizer que a chance de terem roubado meus dados através de um site falso é zero. Conheci alguém que já trabalhou com a análise desses  casos e, segundo essa pessoa, mais de 90% dos casos tem algum funcionário de um dos entes citados envolvido.

3) Segundo alguns funcionários das lojas envolvidas no golpe me informaram, o endereço e telefone da quadrilha era do Rio de Janeiro. Na época eu morava no interior de SP, há 1.000 Km da cidade do Rio de Janeiro.

Hoje só uso um cartão de crédito que me avisa todas as ocorrências, isto é, saques, sejam a crédito ou a débito, inclusive na minha conta corrente. Tenho conta no Banco do Brasil, onde sou muito bem tratado, embora as taxas de juros poderiam ser um pouco menores.

Bem mas se você leu até aqui, está com sorte porque deixei para o final a última e mais valiosa dica a respeito de compras pela internet. Aqui vai: você quer saber se pode estar entrando numa fria? Simples: faça de conta que você já comprou e teve algum problema - a mercadoria não foi entregue, você pediu maçãs e vieram bananas, aquele ventilador dos sonhos veio em pedaços, não importa. Agora entre no site da loja, fique cara a cara, só você e a tela do computador com todas aquelas janelas coloridas e vibrantes "compre isso, compre aquilo..." e procure: onde é que está aquele link milagroso que vai te ajudar a resolver essa baita dor de cabeça? Não encontrou sequer uma palavra "contato", "fale conosco", "atendimento"? Espere, procure mais. Tente aquele link, leia tudo, até as palavras miúdas, escondidas à direita, abaixo, abra essa outra página, aquele outro link... Pronto! Acho que você já entendeu. Se a loja, por mais bonita que apareça na internet e por maior que seja sua rede física não quer falar com você, a não ser na hora de comprar o produto, FUJA !!!!

Ou se conforme e aceite o risco. A vontade de realizar aquele sonho é muito maior do que o medo? Fazer o quê? Eu também uso essa lógica. Essa é A MÃE de todas as dicas. Se você tiver algum problema, seja ele qual for, você não vai perder menos do que uma semana só para conseguir falar com alguém da loja, se tiver sorte.

Esse é um dos motivos por que não compro quase nada mais no ML. Já tive alguns problemas e, para resolvê-los, só a esperança. Não existe um link claro de imediato, na página principal. Considero o ML o modelo de loja que menos quer falar com o consumidor. Se você pesquisar, vai acabar achando as regras deles para tratar esse tipo de ocorrência. Mas vai ter muito trabalho e pouca informação. Sempre vai ficar aquela sensação: não nos procure, nós procuramos você.

Pesquisar CNPJ, endereço e telefone da loja não adianta. São as primeiras coisas que qualquer estelionatário médio pensa e provê. Outra coisa que não deveria nem ser necessário falar, mas já vi muita gente caindo: preços muito abaixo do mercado. Não existe milagre. Ou o produto é mais falso do que nota de 3 reais ou você não vai recebê-lo. Você quer comprar uma câmera que custa US$ 800,00 no Brasil e é vendida a US$ 400,00 nos EUA? Pegue um avião e vá lá comprar.  Eu, pessoalmente, nunca comprei nada em sites de compra coletiva. Acho muito milagre para um santo só. Acho que a dor de cabeça que passei em 2010 me deixou traumatizado.

Por falar nisso, nunca mais consegui comprar nada grande nos sites do Natal negro de 2010. Às vezes compro um livro ou um CD. Só. Entro, olho, pesquiso, mas na hora de fechar a compra travo e acabo indo para outro site. Na verdade hoje só compro mercadorias mais caras em 2 ou 3 sites, todos grandes e que possuem redes físicas. Ter rede física só ajuda na parte da confiança, de que não se está caindo num golpe. De resto, pode-se até ter um atendimento melhor em sites menores.

Hoje, na minha opinião, a maior dificuldade de comprar pela internet é o momento da entrega. Se você tem portaria 24 horas e a loja aceita deixar na portaria, beleza. Mas tem família que só chega depois das 19 horas em casa. E aí?


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